28 de dez. de 2010

A vida é como um jardim

   
   Costumo comparar a vida a um jardim.

jardim   No jardim há flores, muitas delas, com diferentes cores, odores e tamanhos. Algumas são mais simples, outras sofisticadas. Algumas mais sensíveis, outras bastante resistentes – não é com qualquer tempo ruim que elas se abalam. Algumas são chamativas e se destacam no jardim, outras nem tanto. Algumas precisam de mais cuidados, outras sobrevivem de qualquer jeito. Mas todas as flores tem seu encanto e cada uma possui seu lugar especifico no jardim, e se alguma dessas flores não existisse, o jardim estaria incompleto.

   Assim somos nós, seres humanos. Nós somos como as flores. Algumas pessoas são mais simples, outras mais sofisticadas. Algumas mais sensíveis, outras bastante resistentes – não costumam se abalar com qualquer problema. Algumas pessoas são chamativas e se destacam na vida, outras nem tanto. Algumas de nós precisam de mais cuidados, outras sobrevivem de qualquer jeito. Mas todas as pessoas tem seu encanto e cada uma possui seu lugar especifico na vida, e se alguma dessas pessoas não existisse, a vida estaria incompleta.

   Percebeu a semelhança? Nós somos únicos e as flores também. Cada flor tem um sentido para estar ali no jardim, pois todas elas tem seu lado positivo e muitas qualidades que as fazem florir, colorir, exalar perfume, encher os olhos de quem está disposto as admirar, trazendo alegria, sensibilidade e beleza. Cada pessoa também tem um sentido para estar na vida, pois todos nós temos nosso lado positivo e muitas qualidades que nos fazem crescer, sorrir, transbordar amor, ensinar àqueles que estão dispostos a aprender, compartilhando alegria, sensibilidade e beleza. 

   Como nada é feito com um lado só – só bom ou só ruim –, pois tudo tem duas partes, as flores também não possuem somente qualidades, assim como nós seres humanos, elas também tem o lado negativo. O defeito das flores são os espinhos, que ferem aqueles que as admiram e as querem por perto. As pessoas também ferem com palavras, atitudes, pensamentos e ações, principalmente aqueles que as admiram e as querem por perto. Mas por que somos assim? Por que fazemos isso?

jardim
   Simples. Os defeitos nos fazem aprender a lidar com nosso lado negativo, para tentar domina-lo, e em vez de usar nossos espinhos para ferir, precisamos aprender a usa-los para nos defender nas horas difíceis, e nos proteger daqueles que tentam arrancar algo de nós. Se não tivéssemos algo a aprender, não faria sentido estarmos aqui na Terra, superando os desafios da nossa existência. Assim também são as flores: superam as ervas daninhas que crescem junto com elas no jardim e aprendem, ao enfrentar esse desafio, a usar seus espinhos da maneira certa, para se defenderem e se protegerem, assim elas crescem lindas e fortes para enfeitar os jardins de nossas vidas!

   Por isso elas tem tanta graça! E é por isso que quanto mais superarmos nossos desafios de cabeça erguida, aprendendo com nossos erros e usando nossos espinhos do jeito certo, mais beleza e alegria vamos trazer às nossas vidas! Porque assim a vida vale a pena. Se fosse sempre tudo lindo, calmo e sereno, não daríamos valor aos momentos de sucesso que obtemos depois de vencermos as tempestades e as ervas daninhas. Primeiro temos que “sofrer”, para depois nos fortalecer e descobrir como vale a pena viver!

Exibir Flores
   As flores precisam aprender a conviver entre si. Nós seres humanos também. Nem as flores que estão no mesmo jardim, nem as pessoas que estão na mesma casa são iguais, todos são únicos, mas estão ali pelo mesmo motivo: merecem estarem vivas, trocando experiências, aprendendo a superar seus defeitos e admirar as qualidades uns dos outros.

   Se o jardim é belo e nos traz alegrias, mesmo reunindo tantas complexidades dentro de si, porque a vida também não pode ser?

(Texto de própria autoria: Franciele Pelegrini)

   “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita”.

Um comentário:

Oi! Seja bem vinda(o) para fazer seu comentário!