7 de dez. de 2010

Comer e malhar, malhar e comer!

 
   Não adianta resmungar, se quisermos ter um corpo bonito e definido, temos que aliar à alimentação equilibrada a tal da malhação. Sim, porque ambas são amigas inseparáveis para alcançar a boa forma com saúde.
Malhar   
   Se você é daquelas que só se preocupa em gastar calorias e definir seu corpinho naquela hora do dia especifica em que esta se exercitando e pensa “pronto, minha parte esta feita, emagreci!”, e logo apos os exercícios você devora um xis salada ‘daqueles’, com batata frita e um chocolate de sobremesa, sinto lhe informar que o seu esforço está sendo praticamente em vão, mesmo que você tenha escolhido um refrigerante diet ou light para acompanhar.
  
   O contrario também não funciona. Não comer nada antes nem depois dos exercícios também não faz bem à saúde e não ajuda a emagrecer, pelo contrario: ficar muito tempo sem se alimentar, faz com que o corpo mande uma mensagem ao cérebro dizendo que está faltando ‘combustível’ para o corpo funcionar corretamente e o corpo passa a estocar todo o alimento ingerido nas poucas refeições (erradas) feitas por dia e em vez de eliminar aquilo que não é mais necessário. O corpo não sabe que você está passando fome porque quer e não se acostuma com a mudança drástica na alimentação. Pode até ser que no primeiro momento você note diferenalimentação saudavelça na balança, mas com certeza vai recuperar todos os quilos perdidos rápido, de forma rápida também, pois tudo que vai, volta!   
  
   Sabe por que? Porque a alimentação saudável, estando equilibrada com a sua rotina, ajuda a manter seu corpo com energia suficiente para praticar atividade física e a atividade física, por sua vez, queima as gordurinhas indesejáveis que estão ‘sobrando’ no organismo, pois os músculos ao serem trabalhados, transformam a massa gorda em massa magra. Na musculação você queima energia, aumenta massa muscular e diminui massa gorda. Simples assim!

   Quando eu falo em alimentação saudável, não estou falando para comer menos ou cortar alimentos e refeições, pelo contrario: estou falando de comer bem e melhor, pelo menos seis vezes ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e lanche da noite), baseando-se na famosa pirâmide alimentar, onde mostra os alimentos que devemos consumir mais (aqueles da parte maior da figura) até os alimentos que devemos consumir menos (aqueles do topo).
pirâmide alimentar

   A pirâmide mostra os principais ‘combustíveis’ para o nosso corpo funcionar bem, tais como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Ao comer corretamente os alimentos da pirâmide, você estará ingerindo tudo o que o corpo precisa para se manter saudável e consequentemente emagrecer com mais facilidade.

  Beber muita água também ajuda a hidratar o corpo e a mante-lo saudável para emagrecer corretamente. O certo é beber dois litros de água por dia, no mínimo! Para quem não é acostumado a beber nem um copo de água por dia, muito menos dois litros, então tenho uma dica: faça de uma garrafinha d’água sua mascote e leve-a sempre com você. Só não vale substituir refeições por copos d’água, senão o corpo volta a pensar que é preciso armazenar, em vez de gastar (como foi explicado no terceiro paragrafo).

   Portanto, malhar sem comer e comer demais – ou errado – e malhar não funciona, as duas coisas tem que estarem em equilíbrio para conseguirmos emagrecer com saúde.

Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas fran, muito legal esse assunto.Sempre bom lembrar de como comer bem.Bjos.

    ResponderExcluir

Oi! Seja bem vinda(o) para fazer seu comentário!